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Mobile advertising – A nova tendência nos jogos para smartphone

A verdade é que contrariamente ao que a grande maioria das empresas julga, existe uma diferença bastante significativa entre mobile marketing e mobile advertising.

Embora ambos sejam muito utilizados, a verdade é que a segunda opção é mais vulgarmente utilizada quando se trata de jogos para smartphone. Iremos explicar-lhe as diferenças de seguida.

Quais são as principais diferenças entre mobile marketing e mobile advertising?

De forma simples o mobile marketing pode ser definido como o envio de campanhas via e-mail e ou SMS para a caixa postal do assinante, com ofertas de produtos e serviços.

Já quando falamos do Mobile Advertising o mesmo é definido como a veiculação de anúncios publicitários em mobile sites (que para isso precisam de ter um registo de domínio) ou embarcado em aplicações móveis gratuitas que são instaladas nos aparelhos pelo usuário.

Este tipo de campanhas é baseada em anúncios publicitários especialmente criados e formatados para os sistemas operacionais dos aparelhos móveis, tais como smartphones, tablets e features phones.

Entre os tipos mais utilizados no Mobile Advertising estão o Mobile Web Banner (no topo da página), Mobile Web Poster (no pé da página), o SMS (estima-se que represente 90% do mercado), o MMS (Multimedia Messaging Service, considerado uma evolução do SMS e que vem crescendo muito em todo o mundo), entre outros novos formatos.

Qual tem sido o crescimento do mobile advertising no Brasil?

Pois bem, para ter uma noção de se é ou não válido para a sua empresa investir em mobile advertising, mostramos-lhe de seguida alguns dos resultados deste investimento.

Para se ter uma ideia dos resultados, o Mobile Advertising Marketplace vem registrando forte crescimento no número de hits e de anunciantes nos últimos dois anos. No Brasil, por exemplo, a rede saiu de 900 milhões de hits no início de 2015 para mais de 5 bilhões de hits em 2017.

O número de páginas móveis com anúncios cresceu de 4.300 para 10.200 neste período e o grupo de anunciantes passou de 10.000 para mais de 50.000. A estimativa é que até o final de 2018, a rede possa crescer 163%, em comparação ao ano passado.

Contribuirá para isso o aumento da confiança de todos os agentes que envolvem o Mobile Advertsing: as agências e os anunciantes, que já consideram suas verbas para este segmento da mídia, e os usuários móveis, que gostam de receber informações na ponta dos dedos e de maneira rápida e atraente.

É neste item que entram na história os novos formatos de publicidade móveis, que vão muito além dos SMS de texto: agora é a interatividade que atrais novos consumidores. Por que estes somente se conquistam com criatividade e boas campanhas que na grande maioria dos casos são alavancadas através dos jogos online para smartphone.

Agora que já sabe o que é o mobile advertising e como o mesmo pode agir como um cartão de visita online para a sua empresa, verifique se quer ou não investir neste segmento que está em franca expansão.

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Rafael

Cofundador do site iGamer Brasil.

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